Autora: Professora Simonilda
Período: duas semanas
Objetivos:
- Conhecer e respeitar o outro a partir do conhecimento de suas preferências;
- Entrar em contato com a linguagem matemática utilizando recursos diversos tais como: formação de conjuntos,notação numérica e gráfico de barras;
- Desenvolver atenção,escuta e interesse pelo outro;
- Utilizar a linguagem artística a partir de meios e suportes diversos para comunicação;
- Entrar em contato com a linguagem escrita tendo como referência portadores de textos diversos.
Justificativa:
A construção da identidade é gradativa e se dá a partir das interações que temos com os nossos semelhantes. Se por um lado me faço a partir do outro, por outro lado ao mesmo tempo em que me defino procuro buscar contornos que me distinguem dele.
De posse dessas informações surgiu à necessidade de criar dentro da sala de aula vivências de diferentes situações onde a criança a começar pelo nome, seguido de outras características tais como corporal, modo de agir e pensar e a história pessoal de cada um, possa identificar suas particularidades e semelhanças, bem como as de seu grupo.
Tal vivencia poderá facilitar ainda, a maneira de como a criança percebe a si mesmo e o outro, identificando desse modo a importância deste para sua vida, cultivando atitudes de aceitação e respeito ás diferenças. Dessa forma será possível para a criança produzir um conhecimento amplo de si mesmo, atuando desse modo como sujeito ativo de sua própria construção.
Procedimentos, recursos e estratégias:
Primeira semana:
Aula um:
Brincando de Entrevista:
Preparar óculos e outros adereços, microfone de brinquedo e propor as crianças que naquele momento serão grandes estrelas e darão uma entrevista como se estivessem num programa de auditório.
As crianças deveram responder perguntas tais como: Nome, idade, o que mais gosta e o que não gosta, o que a deixa feliz e o que a deixa triste. Falará ainda um brinquedo ou brincadeira preferida e uma cor, se tem irmãos. Neste contexto a criança que estiver sendo entrevistada poderá ainda responder eventuais perguntas que surgirem das outras crianças que assistindo.
Seguida a essa brincadeira será proposta outra que prosseguirá da seguinte forma: Uma criança dirá - meu nome é, e minha cor preferida é – em seguida deve virar-se para o lado e dizer e você quem é?A outra dirá o nome e a cor preferida. A professora ira anotar o nome de cada criança com a cor que a esta escolheu para que em seguida os alunos possam refletir qual foi a cor que apareceu mais e qual apareceu menos, proporcionando assim momentos de contagem e reflexão por parte das crianças. O professor poderá aproveitar essa atividade para fazer crachás com a cor que cada criança escolheu e as mesmas se organizaram em conjuntos humanos levando em cota a cor escolhida para estabelecer relações de quantidade e comparação.
Aula dois:
Posteriormente a estas atividades será proposta para as crianças a confecção de um gráfico a fim de verificar quais brinquedos tiveram maior preferência e quais foram os de menor preferência, colocando desse modo as crianças em contato com uma linguagem que utilizará conceitos matemáticos (mais/menos; muito/pouco).
Explorando a linguagem plástica, as crianças pintarão as estrelas que irão conter seus rostos e a etiqueta: Quem sou eu, indicando a cor preferida e o brinquedo que mais gosta.
Aula três:
Medindo a altura: Cada criança será medida e a altura será comparada com outras. O registro acontecerá com as crianças molhando as mãos na tinta guache e colocando no papel pardo até chegar à altura indicada da criança medida. Devido à quantidade de alunos, para este registro será utilizado somente duas crianças, sendo que as demais participaram imprimindo sua mão para construir a altura das duas crianças. O critério de escolha será: o mais alto e o mais baixo de todos.
Vivencia lúdica: As crianças irão se organizar em dois grupos: altos e baixos, formando conjuntos humanos. Em seguida deverão conforme a solicitação Os baixos deverão... Os altos deverão... Realizarão comandos:engatinhar,andar equilibrando-se,andar com passos de formiguinha,andar com passos de gigante,passar dentro ou debaixo de algo,imitar um animal, explorando assim diversas possibilidade de sentir e expressar o corpo,alem de ampliar conceitos matemáticos(alto/baixo).
Linguagem gráfica: desenho da atividade de medição.
Trabalho com valores a partir do vídeo: O Urso da Casa Azul – Os opostos. Este vídeo fala sobre a necessidade da existência das diferenças quando retrata a utilidade que os mais altos e mais baixos tem, carregando em si a mensagem que indica que todos são necessários e por isso especial.
Aula quatro:
Dentro da proposta do projeto acontecerá ainda a Roda de leitura com o poema de Pedro Bandeira e a escuta da música Gente tem sobre nome do cantor Toquinho.
A partir da roda de leitura as seguintes atividades se darão:
Roda Interativa abordando questões tais como: Você sabe o porquê do seu nome?Quem o escolheu?Você queria se chamar de outro jeito?Que outro nome você se daria?A partir desses questionamentos uma pesquisa será feita com os pais sobre a história do nome da criança e posteriormente acontecerá a leitura da mesma.
Vivência lúdica: Roleta das letras: Declamando parlendas variadas cada criança deverá pegar sua ficha e em seguida girar a roleta de modo que aponte a letra inicial do seu nome.
Dança das cadeiras com nome: As crianças dançaram ao som de uma música e ao cessar esta, as mesmas deverão sentar na cadeira onde está escrito o nome delas.
Grafismo: Tentar grafar a letra inicial do nome utilizando material indicado pelo professor.
Avaliação:
Para este processo o professor poderá utilizar-se dos conceitos de avaliação contínua.
Algumas das atividades realizadas
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