quarta-feira, 7 de março de 2012

Planejamento: Meu corpo


 
Planejamento: MEU CORPO
Período: Uma semana
OBJETIVOS GERAIS:
·      Nomear partes do corpo humano;
·      Desenvolver a observação, criatividade e linguagem oral e escrita;
PROCEDIMENTOS, RECURSOS E ESTRATÉGIAS:
1ª Aula
Roda: Quais as partes do meu corpo?
Quais suas funcionalidades?
Dinâmicas para suscitar questões:
Segure as mãos de seu amigo e apalpe – o que você sente? Como é o braço dele? Tem pelos? Qual a cor? Tem partes macias? O que você acha que seja? Tem partes duras? O que você acha que seja? Vamos abaixar e sentir a coluna do amigo.
História para conhecer mais: EU ME MEXO!Mike Gordon
Atividade – Montar um esqueleto articulado realizando em seguida uma pequena dramatização cantando a música:

É o rock tchá tchá tchá
É o rock tchá tchá tchá
Remexe o esqueleto
e não pode parar.

É o esqueleto para um lado
É o esqueleto para o outro
Cuidado para não esbarrar.

É o rock tchá tchá tchá
É o rock tchá tchá tchá
Remexe o esqueleto
e não pode parar.

É o esqueleto para frente
É o esqueleto para trás
Rebola um pouco mais.

É o rock tchá tchá tchá
É o rock tchá tchá tchá
Remexe o esqueleto
e não pode parar.

É o esqueleto para baixo
É o esqueleto para cima
Agora só as meninas

É o rock tchá tchá tchá
É o rock tchá tchá tchá
Remexe o esqueleto
e não pode parar.

É o esqueleto para cima
É o esqueleto para baixo
Agora só os machos.

É o rock tchá tchá tchá
É o rock tchá tchá tchá
Remexe o esqueleto
e não pode parar.

Vivência lúdica musical:
“Minha boneca de lata”
“Cabeça, ombro, joelho e pé”
“Eu sou o boneco duro
Duro como pau
Se mexo minha cabeça
Todo mundo mexe igual.
Eu sou o boneco mole
Mole que nem mingau
Se mexo a cabeça todo mundo mexe igual.”

2ª Aula
Rodinha:
Leitura de letra da música A Cara Redonda.
Propor aos alunos que toquem o rosto do amigo repetindo a leitura com a professora.
Pedir para que observem e tentem verbalizar quais características veem no rosto do amigo.
Outras atividades:
Completar o busto utilizando tinta, pincel e carimbos de garrafa pet com EVA.
Vivência Lúdica musical:
Música: Preste muita atenção nesta musica legal vamos fazer cara de bem e cara de mal (a criança vai fazendo expressões conforme os comandos: cara de bem/cara de mal).
3 ª Aula
Motivador: Vídeo- Porque temos pele - Animação produzida pela UFMG - Nossa pele reveste nosso corpo protegendo órgão e ossos.
Quando corremos suamos muito, nosso corpo é formado por água também e a pele nos protege contra a desidratação e nos ajuda a sentir as coisas.
Para proteger nosso corpo usamos roupas, filtro solar, e produtos para higiene.
Desenho a partir de interferência gráfica – a partir das roupas coladas
no papel as crianças vão desenhar completando a figura humana.
Outras atividades:
Brincadeiras envolvendo esquema corporal
IP OP
TRANSMITIDO POR: MARIA CECÍLIA RESENDE
PROCEDÊNCIA: BELO HORIZONTE, MG
fui visitar minha tia em marrocos, ip, op
fui visitar minha tia em marrocos, ip op
fui visitar minha tia, fui visitar minha tia
fui visitar minha tia em marrocos
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
no caminho eu encontrei, no caminho eu encontrei
no caminho eu encontrei um camelo ondulado
ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au ip au/ ip op, ondulado
ip au au au, ip au au au
ip au au au ip au/ip op, ondulado
no caminho eu bebi um guaraná, glup, glup...
ip au au au ip au/ ip op, ondulado, glup, glup...
no caminho eu encontrei um doutor, ai que dor...

4ª aula:
Brincadeiras com espelho: o professor poderá desenhar no espelho algumas figuras de forma que a criança possa olhar-se por outro ângulo,como por exemplo desenhar no espelho uma flor,onde o círculo que forma o miolo fica com o tamanho que dê para a criança visualizar seu rostinho dentro da flor.Essa pode ser uma surpresa muito gostosa quando elas entrarem na sala e se deparem com algo totalmente novo pra elas.
Outra coisa legal seria brincar com jogo das expressões em frente ao espelho para que a criança se veja enquanto faz uma imitação.
Depois de explorar bem as caracteristicas de cada um no espelho o professor poderá pedir um desenho para avaliar a percepção que a criança tem sobre o corpo.

Algumas dessas idéias foram retiradas do seguintes locais:
Blog Sugestão de atividades Profª Ana Franciele
 

Site universidade das crianças
Revista nova escola, planejamentos para educação infantil
Revista guia prático

Recomendamos que leem e visitem!!!


"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo de que não se dá conta e passa silenciosamente
pelas paredes da sala." (Afonso Romano de Sant’Anna)



0 comentários:

Postar um comentário

Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »