Planejamento: MEU CORPO Período: Uma semana OBJETIVOS GERAIS: · Nomear partes do corpo humano; · Desenvolver a observação, criatividade e linguagem oral e escrita; PROCEDIMENTOS, RECURSOS E ESTRATÉGIAS: 1ª Aula Roda: Quais as partes do meu corpo? Quais suas funcionalidades? Dinâmicas para suscitar questões: Segure as mãos de seu amigo e apalpe – o que você sente? Como é o braço dele? Tem pelos? Qual a cor? Tem partes macias? O que você acha que seja? Tem partes duras? O que você acha que seja? Vamos abaixar e sentir a coluna do amigo. História para conhecer mais: EU ME MEXO!Mike Gordon Atividade – Montar um esqueleto articulado realizando em seguida uma pequena dramatização cantando a música:
É o rock tchá tchá tchá É o rock tchá tchá tchá Remexe o esqueleto e não pode parar.
É o esqueleto para um lado É o esqueleto para o outro Cuidado para não esbarrar.
É o rock tchá tchá tchá É o rock tchá tchá tchá Remexe o esqueleto e não pode parar.
É o esqueleto para frente É o esqueleto para trás Rebola um pouco mais.
É o rock tchá tchá tchá É o rock tchá tchá tchá Remexe o esqueleto e não pode parar.
É o esqueleto para baixo É o esqueleto para cima Agora só as meninas
É o rock tchá tchá tchá É o rock tchá tchá tchá Remexe o esqueleto e não pode parar.
É o esqueleto para cima É o esqueleto para baixo Agora só os machos.
É o rock tchá tchá tchá É o rock tchá tchá tchá Remexe o esqueleto e não pode parar.
Vivência lúdica musical: “Minha boneca de lata”
“Cabeça, ombro, joelho e pé” “Eu sou o boneco duro Duro como pau Se mexo minha cabeça Todo mundo mexe igual. Eu sou o boneco mole Mole que nem mingau Se mexo a cabeça todo mundo mexe igual.”
2ª Aula Rodinha: Leitura de letra da música A Cara Redonda. Propor aos alunos que toquem o rosto do amigo repetindo a leitura com a professora. Pedir para que observem e tentem verbalizar quais características veem no rosto do amigo. Outras atividades: Completar o busto utilizando tinta, pincel e carimbos de garrafa pet com EVA. Vivência Lúdica musical: Música: Preste muita atenção nesta musica legal vamos fazer cara de bem e cara de mal (a criança vai fazendo expressões conforme os comandos: cara de bem/cara de mal). 3 ª Aula Motivador: Vídeo- Porque temos pele - Animação produzida pela UFMG - Nossa pele reveste nosso corpo protegendo órgão e ossos. Quando corremos suamos muito, nosso corpo é formado por água também e a pele nos protege contra a desidratação e nos ajuda a sentir as coisas. Para proteger nosso corpo usamos roupas, filtro solar, e produtos para higiene. Desenho a partir de interferência gráfica – a partir das roupas coladas no papel as crianças vão desenhar completando a figura humana. Outras atividades: Brincadeiras envolvendo esquema corporal IP OP TRANSMITIDO POR: MARIA CECÍLIA RESENDE PROCEDÊNCIA: BELO HORIZONTE, MG fui visitar minha tia em marrocos, ip, op fui visitar minha tia em marrocos, ip op fui visitar minha tia, fui visitar minha tia fui visitar minha tia em marrocos no caminho eu encontrei um camelo ondulado no caminho eu encontrei um camelo ondulado no caminho eu encontrei, no caminho eu encontrei no caminho eu encontrei um camelo ondulado ip au au au ip au/ ip op, ondulado ip au au au ip au/ ip op, ondulado ip au au au, ip au au au ip au au au ip au/ip op, ondulado no caminho eu bebi um guaraná, glup, glup... ip au au au ip au/ ip op, ondulado, glup, glup... no caminho eu encontrei um doutor, ai que dor...
4ª aula: Brincadeiras com espelho: o professor poderá desenhar no espelho algumas figuras de forma que a criança possa olhar-se por outro ângulo,como por exemplo desenhar no espelho uma flor,onde o círculo que forma o miolo fica com o tamanho que dê para a criança visualizar seu rostinho dentro da flor.Essa pode ser uma surpresa muito gostosa quando elas entrarem na sala e se deparem com algo totalmente novo pra elas.
Outra coisa legal seria brincar com jogo das expressões em frente ao espelho para que a criança se veja enquanto faz uma imitação.
Depois de explorar bem as caracteristicas de cada um no espelho o professor poderá pedir um desenho para avaliar a percepção que a criança tem sobre o corpo.
Algumas dessas idéias foram retiradas do seguintes locais:
Blog Sugestão de atividades Profª Ana Franciele
Site universidade das crianças
Revista nova escola, planejamentos para educação infantil
Revista guia prático
Recomendamos que leem e visitem!!!
"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo de que não se dá conta e passa silenciosamente pelas paredes da sala." (Afonso Romano de Sant’Anna)
|
0 comentários:
Postar um comentário
Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi