quarta-feira, 14 de março de 2012

27 de março dia do Circo

Planejamento Semana do Circo
OBJETIVOS GERAIS:
Explorar movimentos corporais, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla;
Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
Proporcionar o contato com leitura e escrita, onde se faça necessário seu uso, dando com isto sentido à atividade;
Promover o contato com cores diversas, construindo noções sobre esses atributos.
Utilizar linguagens matemáticas diversas: contagem, agrupamento, comparação e numeração.
O QUE PODE SER REALIZADO JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS
Sondagem: Falar sobre o dia do circo, quem já viu, como que era. Conheceremos um pouco da história do Palhaço Piolin,ressaltando a popularidade do palhaço no meio circense e verificando outros palhaços e artista que conhecemos que fazem parte do circo. Em seguida vamos procurar a data no calendário e colar o palhaço ilustrativo no mesmo.
Atividade: Confeccionar gravata do palhaço para fantasiar-se
Vivencia lúdico musical:
·         O Palhaço que gostava de Pudim (domínio Público)
·         O circo da Alegria (Atchim e Espirro)
·         O circo já chegou (Xuxa)
·         O palhacinho atrapalhado (Xuxa) – exploração de gestos
Atividade de artes visuais: Palhaço usando colagem de materiais diversos e pintura com tinta.
Dinâmica: Uma criança fica com a ficha de um personagem circense na fronte, as outras procedem com pistas para que a criança com a ficha descubra qual personagem está representando. Exemplo: Você usa peruca, tem nariz vermelho etc.
Atividade de leitura e escrita: Poema ilustrativo “O Circo” da autora Gláucia Parreira.
Leitura do poema, comentários sobre as impressões, lista contendo os elementos circenses que aparecem no poema.
Confecção de um convite para o circo
Ludicidade:Brincar de equilibrista andado sobre linhas sinuosas com um objeto na mão, brincar com balão, soprando, quicando com a cabeça.Fazer cambalhotas com o auxilio do professor,pular entre bambolês.
 Vídeo: CIRQUE DU SOLEIL
Atividade: Distribuir papéis para o aluno desenhar o personagem que achou mais interessante. Em seguida pedir para que os alunos façam um agrupamento dos personagens favoritos formando com isto conjuntos para que se realize a contagem e numeração dos mesmos.
Conhecendo Animais do circo:
Rodinha: uso e desusos de animais no circo.
Outras atividades:
·         Poema musicado de Vinícius de Moraes interpretado por Toquinho: A foca
·         Dramatização do poema musicado
Pintura facial e desfile dos palhaços com músicas variadas.



0 comentários:

Postar um comentário

Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »