Olá pessoal! Pode parecer estranho para alguns educadores, mas ensinar matemática para crianças pequenas ainda é uma dificuldade encontrada pela grande maioria dos profissionais da Educação Infantil.
Isto acontece muitas vezes devido ao modo como quase sempre o conhecimento matemático é concebido pela sociedade. Considerado muitas vezes, como um caminho penoso de ser trilhado pelo aluno em sua aprendizagem, o ensino da matemática quase sempre esteve focado em exercícios que pouco contribuía para que o aluno pudesse avançar em seus conhecimentos.
Acredito que a Matemática, assim como as demais disciplinas, é um conhecimento que se apresenta no cotidiano dos educandos de forma que a todo o momento os pequenos se vêm na condição de ter que organizar classificar, estabelecer relações e outras coisas mais.
Isto indica que muitos dos conhecimentos matemáticos a criança aprende de forma espontânea, sem a necessidade de a escola tomar tais conteúdos como parte do currículo. Cabendo ao professor oportunizar momentos significativos para aprendizagem considerando toda esta espontaneidade que colocamos, isso significa que o educador deve estar sempre buscando organizar situações onde sua intencionalidade esteja em ação.
Considerando que, de forma geral, o educador vive uma jornada exaustiva aproveitamos o dia de hoje para relembrar aqui algumas atividades que podem ampliar noções matemáticas na escola de educação infantil.
Cartaz do aniversariante – Este instrumento da rotina da sala de aula quando estruturado em gráfico de barras permite facilmente verificar em que meses há mais crianças a fazer anos e em que mês não faz ninguém. Com este instrumento o educador juntamente com seus pequenos pode verificar as idades das crianças do grupo, formando conjuntos tais como: quantos alunos completaram tantos anos, quantos faltam para completar.
Calendário – para que este instrumento não caia na rotina de somente colorir os numerais, sem nenhum caráter objetivo, podemos utilizá-lo de várias maneiras, como por exemplo, para marcar a data de algum evento escolar, ou mesmo da cidade, aniversários dos alunos, e estimular as crianças a pensar em torno do mesmo, verificando quantos dias faltam para se chegar a tal data, quantos dias já se passaram a partir de tal data, o que mudou a partir de tal momento e o que continuou.
Brincadeiras rotineiras como pular corda, passar anel e outras mais, também são muito legais, pois a partir dessas brincadeiras as crianças podem desenhar, produzir contagens de quantas vezes conseguiu pular, por quantas vezes foi contemplada com o anel entre outras.
Usar datas comemorativas tais como Dias das Mães, Pais e Crianças para montar uma lojinha com cédulas e objetos variados onde as crianças participam como vendedoras e compradoras de presentes.
Jogos de tabuleiro - Consideramos que este jogo propicia situações que, podendo ser comparadas a problemas, exigem soluções vivas, originais, rápidas. Nesse processo, o planejamento, a busca por melhores jogadas, a utilização de conhecimentos adquiridos anteriormente propiciam a aquisição de novas idéias, novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Este jogo que colocamos aqui é uma criação minha (Sissi). É muito simples e pode ser ponto de partida para vários outros trabalhos com as crianças.
Utilizei a história da Chapeuzinho Vermelho, pois já é uma história conhecida pelas crianças.
Neste jogo o educador pode usar o dado com numerais ou dado de quantidades, dependendo do que se pretende trabalhar.
As regras são simples: o objetivo final de cada participante é alcançar primeiro a casa da Vovozinha. Duas tampinhas com a face da Chapeuzinho indicam a localização de cada participante. As casas marcadas pelo caçador e pelo Lobo indicam quantas casas avançar ou retroceder. As casas estão separadas por cores, mas o educador pode utilizar números também.
Ao final de cada jogo ou brincadeira sugiro que o educador peça às crianças que desenhem, pois com isto este terá a dimensão do entendimento de cada criança sobre o jogo ou brincadeira.
Vejam a foto desse jogo.
Espero que gostem.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
E aí galerinha! O assunto hoje é Matemática na Educação Infantil.Vamos tentar aproveitar bem as dicas da Sissi?
Marcadores:
DICAS DE ATIVIDADES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amei as ideias!!!
ResponderExcluirE onde consigo as regras desse jogo?
ResponderExcluirLuciane
Por favor, como conseguir as regras do jogo acima citado? Achei-o interessante!
ResponderExcluirAguardo resposta!
Olá Luciane,desculpe a demora!!!O jogo é o seguinte,vc tem dois jogadores que jogam o dado para ver quantas casas vão andar.Se cair na casa do caçador vc pode avançar uma casa,mas se cair nas garras do lobo mau vc deve regredir.Vc mesma pode criar as regras de quantas casas vai progredir ou regredir,conforme a idade das crianças,preferi uma ou duas,conforme meus alunos fossem evolunindo e entendo a brincadeira.Quem alcançar a vovó na casinha ganha o jogo.Espero ter colaborado!
ResponderExcluirBjos