Público alvo: Crianças de 3 anos
1- Justificativa
A copa do mundo por ser uma festividade esportiva que une todos os países, independente da religiosidade, crença e raça, cria em nós um espírito de coletividade e harmonia.
Por este motivo decidimos trabalhar o continente africano com as crianças apresentando-lhes a posição geográfica do país, seus aspectos naturais como os vários animais selvagens, a sua culinária, suas vestimentas, e acima de tudo a familiaridade que há entre Africanos e Brasileiros, por serem ambos hospitaleiros, alegres e festivos apesar da situação econômica difícil que boa parte do país enfrenta.
2- Objetivos
*Conhecer e valorizar a cultura africana, bem como desenvolver a criatividade artística do aluno, ampliando seu conhecimento cultural.
*Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadão.
*Proporcionar aos alunos um conhecimento diferente sobre a África enfatizando não só o esporte, mas a forma como este povo se veste e os principais alimentos que consomem etc.
*Trabalhar a questão do preconceito racial deixando claro para os alunos que somos diferentes em alguns aspectos como cor da pele, dos cabelos, dos olhos etc.Mas que dentro de nos existem sentimentos, desejos e emoções que nos aproxima um dos outros tornando-nos um ser humano cada vez melhor.
3- Objetivos específicos
*Estudar sobre as estampas dos tecidos usados na fabricação das roupas de uso africano.
*Confeccionar junto com as crianças pulseiras coloridas de estilo africano, que serão utilizadas na sala e depois levadas para casa.
*Produzir penteados africanos com enfeites coloridos para cabelo e também as famosas tranças.
*Despertar o interesse das crianças pelo continente africano como um todo, a partir de algumas especificidades como, por exemplo, a vestimenta, a culinária, a cultura e as características físicas e humanas.
*Trabalhar as áreas do conhecimento de maneira multidisciplinar a partir de um único tema.
*Levar os alunos a conhecer um pouco da culinária africana realizando uma receita típica do país, envolvendo neste processo todas as crianças em parceria com as merendeiras.
A receita será um gostoso petisco de banana frita que será servido durante um filme que iremos assistir.
*Aproveitando que a pintura facial na África é muito usada em cerimônias e rituais, utilizaremos um desses modelos para pintar o rosto das crianças. E também retrataremos com tinta e pincel dois animais existentes nas savanas africanas no braço das crianças: a girafa e o elefante.
*Representar as características do povo africano através das cores criando um painel coletivo com desenhos geométricos variados, desenhados pelo adulto e pintado pelas crianças.
*Confecção de um boneco (a) com sucata trazida pelas crianças, com o intuito de dar ênfase ao tom da pele dos africanos, o aspecto dos cabelos, suas vestes e a cor dos olhos.
Após a confecção do boneco (a) será sugerido aos alunos que escolham um nome à ele.
4- Atividades que serão desenvolvidas
*A rodinha de conversa será tanto para a apresentação e discussão do tema a ser desenvolvido, como para diagnosticar como as crianças estão aprendendo. E ela acontecerá sempre que necessário.
*Apresentação de animais típicos das florestas africanas através de imagens retiradas em revistas.
*Localização e identificação da África do Sul através de um mapa encontrado no encarte da revista citada na referência bibliográfica.
*Assistir aos filmes
-Madagascar 2 que traz em seu enredo uma trama entre os animais típicos da África.
-As aventuras de Bar bar que conta sobre uma família de elefantes e sua rotina familiar .
*Cantinho da beleza com penteados africanos femininos, usando acessórios coloridos no cabelo e tranças.
*Receita culinária africana (Petisco de banana verde)
*Contação de histórias
-A bonequinha preta de Alaíde Lisboa de Oliveira.
A partir desse livro iremos confeccionar o boneco (a) de sucata e realizaremos uma atividade de registro, em que cada criança ira desenhar a personagem principal da estória a partir de uma interferência.
-Chuva de manga do autor James Rumford.
Com base no enredo da estória iremos oferecer aos educandos uma degustação de manga, fruta também muito conhecida aqui na região Mineira.
*Pintura corporal de dois animais existentes no continente Africano o elefante e a girafa.
*Pintura de rosto típica africana que será pintado nas crianças em geral.
*Sabendo que o congado é uma festa originada da cultura africana, enceraremos o nosso projeto com a participação de três alunos da escola que fazem parte do grupo de congado chamado Estrela Guia localizado no próprio bairro. E para confraternizarmos estaremos servindo aos convidados um delicioso bolo de chocolate e suco.
5- Referências
LUIZA, Sheila. .Projeto: África. Disponível em: sheilaluiza.wordpress.com/projetos/ Acesso em: 08 jun 2010
OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. 3 ed. Belo Horizonte: Lê,2004..
PROFESSOR SASSA. São Paulo: Minuano, n.24, 2010.
RUMFORD, James. Chuva de Manga. 3 ed .São Paulo: Brinque Book, 2005.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns meninas, amei o blog e o trabalho esta maravilhoso. vou tentar colocar minha foto depois.
ResponderExcluirBjs