quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Bonequinha Preta - Por Kênia e Lucicleide

DO PROJETO ÁFRICA À LEITURA DO LIVRO “A BONEQUINHA PRETA” ESCRITA POR ALAÍDE LISBOA DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO


A leitura do livro “A Bonequinha Preta” escrita por Alaíde Lisboa de Oliveira, foi escolhido pelo fato de abordar questões raciais referendadas no Projeto África, desenvolvido numa sala de aula com alunos com três anos de idade na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Barbosa de Souza.

O que encontramos de mais relevante a respeito do conteúdo retratado na história para o aprendizado dos alunos está na possibilidade de trabalharmos conceitos como respeito, responsabilidade e obediência, além do preconceito racial.

Sabendo que a escola é uma das instituições sociais pela qual a criança adquire valores sociais e morais, é nela também que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, é necessário a escola propiciar momentos de reflexão crítica sobre esses valores, pois a mesma é responsável pela formação do caráter do ser humano.

Assim, buscamos através da história “A Bonequinha Preta”, estudar essas questões sociais contemporâneas, de maneira criativa e prazerosa envolvendo os alunos por meio da ludicidade, visando uma aprendizagem significativa.



DETALHAMENTO DOS ATELIÊS


Ateliê 1

*RODINHA DE CONVERSA
Sentados em forma de círculo no chão da sala, todas as crianças e as educadoras da sala GIII salmon. Uma educadora começa a explicação a respeito do desenvolvimento do Projeto A Bonequinha Preta, bem como abre um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

*APRESENTAÇÃO DOS BONECOS
Como a fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro, a educadora mostrou o boneco e a boneca confeccionados de sucata (garrafa pet) e sugeriu que cada aluno falasse um nome para posteriormente, através de votação fosse escolhido o nome para cada um dos bonecos. Os alunos votaram e o menino recebeu o nome de Marcos (na nossa sala tem um aluno com esse nome) e a menina recebeu o nome de Melissa (nome que a aluna Ana Luiza sugeriu).

*EXPOSIÇÃO DO PAINEL
Aulas de literatura devem ser sempre bem criativas, pois estas despertam muito o interesse dos pequenos pelos livros infantis. O livro é a porta de entrada para um mundo cheio de magia e descobertas. Cabe a nós educadores o papel de intermediadores desse contato maior entre a criança e o mundo da literatura. Utilizamos o painel confeccionado em tecido não tecido com uma bonequinha preta na intenção de preparar o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.

*CARTAZ COM A BIOGRAFIA DA AUTORA
A educadora fez a leitura em voz alta sobre a vida da Alaíde Lisboa de Oliveira com voz suave, sem pressa. O cartaz ficou afixado num local de fácil visualização. Considerado um clássico da literatura infantil, em “A Bonequinha Preta”, Alaíde Lisboa de Oliveira deixa claro que o livro é fonte de informação e prazer.

*FAZER COMPARAÇÕES FÍSICAS
Utilizando os bonecos já com nomes definidos (Marcos e Melissa), começamos a trabalhar a questão de sermos diferentes com relação à cor, mas que somos todos iguais perante a Deus, trabalhamos o respeito ao próximo. As crianças puderam segurar os bonecos observando o cabelo e a roupa, em seguida propomos que todas se observem atentamente e analise as diferenças físicas entre elas, levando em consideração os tipos de cabelo, as cores dos olhos e da pele, os formatos dos narizes e dos lábios e as alturas. Conversamos sobre o preconceito, a discriminação e falamos sobre os tons de pele.

Ateliê 2


*APRESENTAÇÃO COM FANTOCHES
O fantoche é um recurso significativo para a contação de história. Facilita para o educador que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças de forma mágica e lúdica. Para a criança que ouve a história é extremamente mágico, já que este personagem parece realmente existir. A educadora utilizou o fantoche da bonequinha preta para a introdução da história, deixando que cada aluno pudesse manipulá-lo também. A oralidade, nesse momento, tem fundamental importância, pois é ela que garante a expressão de valores, sentimentos, emoções e criatividade.

*LEITURA ORAL
A fantasia das histórias é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança, o nosso objetivo foi aproximarmos dos nossos alunos de maneira lúdica. A educadora iniciou a contação da história cantando a música: “e agora minha gente uma história eu vou contar, uma história bem bonita todo mundo irá gostar trá lá lá rei rei rei rei, trá lá lá lá rei rei rei rei. Ao iniciar a leitura do conto, a educadora leu com voz suave, sem pressa. A o final da história, procuramos saber o que mais gostaram, o que não gostaram e o que aprenderam através da história “A Bonequinha Preta”. Começamos a trabalhar algumas questões como os nossos valores, o amor, a questão de sermos diferentes em relação a cor, mas que somos todos iguais perante a Deus, trabalhamos o respeito ao próximo e a amizade.

*RECONTO ORAL DA HISTÓRIA
A Bonequinha Preta está dando o que falar na sala do GIII salmon na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Luiza Barbosa de Souza. Os alunos fizeram o reconto coletivo da história e a educadora fazia o registro. O reconto ficou muito bom, pedimos para a secretária da escola digitar e imprimir o reconto dos nossos alunos e deixamos afixado durante uma semana para que os pais e funcionários pudessem apreciar e valorizar o fruto do trabalho realizado pelas crianças.

Ateliê 3




 *DESENHO DA BONEQUINHA PRETA
A educadora organizou uma folha de papel em branco com uma figura geométrica (círculo) para que cada criança pudesse fazer o desenho da bonequinha preta por intermédio de uma interferência gráfica. Através da arte do faz-de-conta, a criança transforma um fragmento em belas produções, percebe o mundo e dá sentido a sentimentos e saberes que só podem ser ditas através das linguagens não verbais. É na interação do sujeito com o meio que o conhecimento se constrói a representação gráfica das crianças é uma forma de comunicação e expressão do seu mundo.

*CONFECÇÃO DE UMA BONEQUINHA PRETA
Será enviado aos pais um bilhete explicando a importância da parceria família e escola, e orientando-os que se trata de uma tarefa extra-escolar para as crianças: confecção de uma bonequinha preta com os pais em casa e registro por escrito de todos os passos envolvidos no processo de criação da mesma. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos básicos.

Ateliê 4


*RECEBER A BONEQUINHA PRETA CONFECCIONADA EM CASA
A educadora vai promover uma conversa informal com as crianças para perceber que critérios elas utilizaram para confeccionar a bonequinha preta. É interessante “dar vida” à boneca propondo que cada aluno relate qual o nome escolheu para sua criação, nome que foi escolhido em casa juntamente com sua família.

*IDENTIFICAÇÃO DA BONEQUINHA
A educadora vai identificar com o nome da criança a bonequinha preta confeccionada por ela em sua casa. Envolver os familiares dos alunos em atividades extra-escolares visa à valorização e significação pelo conteúdo que representam e expressam as experiências realizadas coletivamente.

*PIQUENIQUE
Uma educadora caracterizada de acordo com a personagem “A Bonequinha Preta”, participará junto com as demais funcionárias da sala GIII salmon um piquenique com os alunos na área externa da escola. Será uma tarde muito agradável, cheia de alegria e integração. A fantasia se mistura com a realidade, pois é a oportunidade das crianças interagirem com a personagem e com as outras crianças, afinal quando pensamos na proposta do piquenique, a palavra de ordem é integração. Para que o piquenique realmente aconteça de maneira prazerosa, as funcionárias da sala ficam responsáveis pelo bolo, as crianças trazem lanches variados e a escola vai disponibilizar a pipoca.

*DINÂMICA
Como culminância do Projeto A Bonequinha Preta será realizada uma dinâmica com os alunos promovendo a troca das bonecas entre eles. A educadora organiza todas as crianças em um círculo, cada uma dirá seu nome e o respectivo nome da bonequinha preta que confeccionou. Em seguida, a educadora motiva o grupo dizendo “que devem pensar em um coleguinha que vocês gostem muito” e que fique frente a frente com esse coleguinha (nesse momento cada criança segura sua própria boneca). A educadora orienta que cada dupla deve se abraçar. Finalmente, faz-se a troca, ou seja, a criança presenteia o coleguinha e é também presenteada. A educadora destaca que a importância de assumir a diversidade pressupõe o reconhecimento do direito à diferença como enriquecimento educativo e social.

             Silvia Cristina                      e                  Selma                          
Essa é uma homenagem minha e da Lucicleide para nossas queridas amigas.
São lindas não são? 
REFERÊNCIAS:

• A Bonequinha Preta/Alaíde Lisboa de Oliveira; ilustrações: Ana Raquel – Belo Horizonte, MG: Editora Lê, 2004. (3ª edição)

• GUIMARÃES, Elizângela Neto de Paula – Projeto A Bonequinha Preta – Disponível em: infantilencantado.blogspot.com/.../projeto-bonequinha-preta.html. Em cachê-similares. Acesso em: 17 ago 2010

• OLIVEIRA, Stephanie-Projeto incentiva o respeito pelas diferenças-Disponível em: www.vilavelha.es.gov.br/...8866-projeto-incentiva-o-respeito-pelasdiferenças.html-Em cachê. Acesso em: 18 ago 2010

• SILVA, Cristiane-curiosidades-Projeto Bonequinha Preta-Disponível em: www.qdivertido.com.br. Acesso em: 19 ago 2010

3 comentários:

  1. Amei a homenagem, vou pedir p/ sílvia entrar e verificar, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. AMEI- ERA TUDO QUE EU PROCURAVA...

    OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  3. gostei de tudo que vi.

    Obrigado, Heloísa

    ResponderExcluir

Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »