Foi assim:
Um aluno organizou uma fila com seus colegas de um lado do pátio e do outro lado foi traçado outra marcação para representar a linha de chegada.Ao comando de um aluno, um outro escolhido deve obedecer a uma ordem, essa poderá ser: caminhar tantos passos de formiguinha, pular tantos pulos de canguru, dar tantos passos de um elefante gigante.Nessa sequência alguns alunos vão em direção á linha de chegada, sendo que o primeiro colocado será quem ditará os comandos seguintes para turma.Dentro da brincadeira o aluno pode ainda, regredir quando não seguir o comando do mestre ou quando esqueçer de dizer "Posso Mestre?" antes de realizar o comando.
Amei essa brincadeira e como leciono na turma do 1º período resolvi brincar também com estes.
Foi muito interessante esse momento, pois algo que me pareceu tão fácil para os alunos de 5 anos, já não foi o mesmo para os de 4 anos.Nesse momento pude verificar algumas dificuldades tais como: as relacionadas a contagem por alguns alunos, driblar a ansiedade da espera, aceitar o vencedor e suas ordens (alguns não aceitam perder e nem mesmo aceitam ordens), fazer com que todos participem sem dar preferência a alguns somente.
E a mágica aconteceu!!!!
Um momento simples, sem fleches, sem purpurinas, pórem riquíssimo, tanto para os alunos, quanto para o professor surgiu!!!
E a vida continua amores!!!
Alcançar algumas metas muitas vezes consiste em não ignorar o outro, mesmo quando este parece ser pequeno em suas idéias, pois o pequeno em sua simplicidade pode por vezes esconder uma imensa grandeza.
0 comentários:
Postar um comentário
Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi