Sabemos que o mundo da mídia tem gradativamente substituido a conversa informal que antes havia entre as pessoas.Aquele momento de participar de uma roda no quintal ou na frente da casa, para escutar o avô, a tia, a mãe ou até mesmo um vizinho contando um caso, aos poucos está se perdendo.
Pensando nisso acredito que a escola tem um papel fundamental no sentido de resgatar esses momentos onde a escuta é valorizada, a fala é instigada a expor os pensamentos sobre o assunto e o corpo é levado a se expressar .
Refletindo ainda sobre a relevância do papel da história para o desenvolvimento do imaginário infantil saliento que é função ainda dos pais e professores criar um espaço para o hábito de apreciar um livro, levando em conta alguns aspectos tais como o momento da escolha,o instante de ver entre tantas opções as imagens das capas, a quantidade de escritas, o número de imagens, se estas agradam ou não, pois em tudo isso havemos de descobrir um prazer que nos suscitará por vezes uma leitura ou não do livro.Reforço ainda que esse momento é muito intimo de cada leitor, mas sobretudo é um prazer que contagia e se comunica pois desperta curiosidade, alegre-nos por ter a companhia de pessoas com interesses diversos quanto ao assuntos, mas que ao mesmo tempo se encontram levados pelo movimento de encontrar a magia que se esconde nas linhas de cada página dos livros folheados.
Sobre a escuta da histórias podemos encontrar ainda em Literatura infantil: gostosuras e bobices da autora Abramovich que :
“ O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imagiar,o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!” (ABRAMOVICH, 1995, p. 23).
Portanto ainda segundo Abramovich é através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica, por isso ela tão fundamental.
E justamente considerando todos esses fatos o do brincar, inventar, o teatrar, o musicar, o desenhar, enfim o criar é que surgiram todos os trabalhos que posto adiante.
Bruna e Galinha d' Angola
0 comentários:
Postar um comentário
Amigas e amigos,como seres em construção temos que nos atualizar sempre, por isso deixem suas sugestões, comentários e pedidos.
Beijos de carinho de Luluzinha e Sissi